6 de julho de 2012

Conversa sobre LEOísmo


Que tal começarmos a falar de um dos maiores objetivos do Programa de LEO Clubes?

O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária e precisamos estar ligados e dispostos a acompanhá-las para não perder o nosso foco. Sendo assim, o Líder de hoje é muito diferente do líder de antes. Hoje, a liderança deve ser exercida de uma forma muito mais sábia. Deve acompanhar todas as mudanças e os efeitos por elas causados. Além disso antigamente o bom Líder era aquele que sabia mandar, hoje o líder que manda não mais destaca-se de forma respeitosa e sim, com os olhos de quem desperta esnobismo e a falta de vontade de compartilhar e investir nas pessoas que os mesmos lideram, fazendo com que elas dêem o melhor de si mesmas.

Quando falo sobre o Líder, estou falando de qualquer pessoa, de qualquer idade, raça, cor, classe social. que atue na vida desta maneira. Pode ser uma criança liderando seus amiguinhos na hora de brincar; um adolescente liderando sua "galera"; uma mãe de família liderando seu lar; uma gerente - como eu -  liderando seus colaboradores.

Liderar é uma maneira de agir, uma maneira de ser, não é algo somente de fora, somente para outros. É uma parte natural da Vida. Liderar é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo a realizar estas possibilidades. Ser Líder significa desenvolver competência e talento internos completamente.

Para ser um bom Líder, é necessário saber liderar primeiramente, seu sistema Interno de forma eficaz, pois sem Auto-Conhecimento, sem conseguir "dirigir seu próprio carro", como alguém poderá querer dirigir outras pessoas? Antes víamos líderes que só sabiam mandar e perdiam completamente o controle de si mesmos por coisas bem pequenas, hoje estes líderes perdem totalmente a condição de serem líderes.

O líder deve conhecer ainda os sistemas que fazem parte de sua vida para poder viver de forma congruente. Nada é mais desagradável que alguém querendo  ser líder, falar algo e fazer outra coisa diferente; ou seja, não agir de forma congruente com suas palavras.

"Em Inglês há a expressão "walking my talk" que fala exatamente sobre isso... quando o Líder fala uma coisa e faz outra, como conseqüência perde credibilidade. Outra coisa muito importante nos dias de hoje é a filosofia do "ganha/ganha", ou seja, o bom Líder é aquele que sempre age de forma com que todos os envolvidos saiam ganhando. O Líder que "passa por cima" das pessoas, não vai muito longe.

Líderes, vamos juntos ajudar o Mundo a completar esta transformação!

C.LEO Ariane Lino
Secretária Distrital DM LA - AL 12/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário